quinta, 09 de junho de 2022 - 11:25h - 676
EM MACAPÁ, EX-ESTAGIÁRIO QUE FALSIFICAVA DECISÕES JUDICIAIS EM BENEFÍCIO DE CONSUMIDORES COM DÉBITOS JUNTO A CEA É INDICIADO POR 19 ESTELIONATOS
Por: Assessoria de Comunicação PC-AP
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Amapá, por meio da Divisão Especial de Combate à Corrupção (DECCOR), indiciou um homem de 33 anos de idade, pela prática de crimes de estelionato.
De acordo com o Delegado Manoel Pacheco, 19 crimes de estelionato foram praticados por um ex-estagiário da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), responsável pela distribuição de energia no estado do Amapá. Os crimes aconteceram entre os anos de 2019 e 2020, à época, a CEA era uma sociedade de economia mista.
"O indiciado, que trabalhava no setor de cancelamento da CEA, falsificava decisões judiciais e as encaminhava para homologação. Essa decisões inexistentes isentavam o consumidor de débitos, parcelavam débitos ou determinavam que a CEA deixasse de suspender o fornecimento de energia para consumidores com débitos. O indiciado cobrava valores dos consumidores para realizar os procedimentos, tendo auferido mais de R$ 100 mil. Ao todo, foram instaurados 19 inquéritos policiais, que estão sendo relatados com o indiciamento do ex-estagiário pela prática do crime de estelionato. O estelionatário enganava tanto o consumidor quanto a CEA, que teve um prejuízo de mais de R$ 150 mil. Alguns consumidores tinham ciência da fraude e também poderão responder criminalmente", explicou o Delegado.
O Delegado informou ainda que o indiciado sempre recebia os valores em espécie para não demonstrar movimentação bancária e, por ser acadêmico do curso de Direito, utilizava do conhecimento jurídico que possuía para confeccionar tais decisões.
O indiciado, que já responde pela prática de outros crimes de estelionato, ficou em silêncio durante o interrogatório.
Os inquéritos policiais serão concluídos e encaminhados ao Ministério Público para o oferecimento da denúncia.

IMAGENS RELACIONADAS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL - Polícia Civil do Estado do Amapá
Av. Fab, nº 84 - Centro - Cep: 68900-000, Macapá - AP - (96) 2101-2800 - contato@policiacivil.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá