No início da manhã desta sexta-feira, 11, a Polícia Civil do Amapá, através da Equipe de Capturas do Departamento de Polícia Especializada, deflagrou a operação "Capturas II", com o objetivo de cumprir 12 mandados de prisões, oriundos de inquéritos policiais finalizados e investigações em andamento.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados, os quais resultaram em oito prisões, sendo quatro preventivas e quatro definitivas.
Dentre os presos, José Gabriel da Silva Rocha, de 20 anos de idade, que é membro de uma facção, foi preso preventivamente acusado pela prática do crime de violência doméstica. Porém, responde judicialmente aos crimes de roubo e furto, e, ainda, em conversa informal com os agentes, alegou que já cometeu nove homicídios. O acusado será investigado pela Delegacia de Homicídios.
De acordo com o Delegado Fábio Araújo, diretor do Departamento de Polícia Especializada, no período que compreende os meses de janeiro até hoje, a Equipe de Capturas prendeu 187 pessoas, sendo 81 prisões a mais, comparadas ao mesmo período do ano de 2018, no qual foram realizadas 106 prisões. Esses números demonstram um aumento de 76,4% nas prisões realizadas neste ano de 2019 em relação ao número de prisões do ano passado.
“Esse quantitativo relevante de prisões realizadas em 2019 deve-se a uma decisão administrativa da gestão da Polícia Civil em dar atenção ao procedimento pós-judicial, ou seja, nosso trabalho não se resume apenas na investigação, estamos indo além, e, com isso, dando uma atenção maior no cumprimento de mandados de prisões expedidos pelo Poder Judiciário, seja de quem está respondendo a uma investigação ou quem já possui condenação judicial e ainda está em liberdade”, destacou o delegado.
O Delegado destacou ainda que, além dessa mudança de dinâmica de trabalho que a Delegacia Geral de Polícia Civil vem fomentando na instituição, com constantes operações voltadas ao cumprimento de mandados de prisões; com o ingresso de novos policiais e com a readequação da Equipe de Capturas como uma unidade autônoma; foi possível potencializar a sua estrutura e adotar uma doutrina voltada, especificamente, à prisão de pessoas.
Atualmente, a Equipe de Capturas conta com 12 policiais civis, entre os pesquisadores (inteligência), equipes de campo e a parte administrativa; tendo como coordenador, o Delegado Fábio Araújo, e, como chefe de operações, Agente Pascoal.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal