sexta, 15 de outubro de 2021 - 14:56h - 2651
POLÍCIA CIVIL INDICIA MULHER QUE PRATICAVA O CRIME DE ‘SEXTORSION’ PELAS REDES SOCIAIS
Por: Assessoria de Comunicação PC-AP
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 6ª Delegacia de Polícia da capital, com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo, indiciou na manhã de hoje uma mulher de 22 anos de idade pelo crime de extorsão praticado pela internet, também conhecido como ‘sextorsion’ ou ‘sextorsão’.

ENTENDA O CASO.

O termo ‘sextorsion’ teve origem nos Estados Unidos, em 2010, ao ser usado oficialmente pelo FBI (Federal Bureau Investigation), em um caso no qual um hacker chantageou pessoas, ameaçando expor sua intimidade com o envio de fotos nuas, caso não atendessem suas exigências.

Constitui, dessa forma, em ameaçar divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, seja por vingança, humilhação ou extorsão financeira.

Segundo apurado pelas investigações conduzidas pela Polícia Civil do Estado do Amapá, a suspeita teria criado um perfil falso nas redes sociais e mantinha contato com uma vítima que reside no Estado de São Paulo.

Após enviar fotos íntimas de uma mulher que aparentava possuir 17 anos de idade, a suspeita, através de um outro perfil falso que se passava por um advogado, extorquia quantias pecuniárias da vítima, que chegou a fazer a transferência do valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinheiros reais) a uma conta situada na cidade de Macapá-AP.

A investigação iniciou em Fevereiro de 2021 pela Polícia Civil do Estado do Amapá que contou com a cooperação policial da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

De acordo com o Delegado de Polícia Leandro Vieira Leite, que conduziu as investigações, “apesar da suspeita utilizar dados e telefones de outros Estados da Federação, cadastrados em nome de terceiros, conseguimos identificá-la aqui no Estado do Amapá e a investigação indicou com precisão a autoria delitiva”.
 
A pena para o crime de extorsão é de 04 (quatro) a 10 (dez) anos de reclusão e multa.

O Inquérito Policial foi encaminhado ao Ministério Público. 

IMAGENS RELACIONADAS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO AMAPÁ
Av. FAB, nº 84 - Central - Cep: 68900-073, Macapá - AP ( Setor de Secretarias )
delegaciageral@policiacivil.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá