quarta, 20 de outubro de 2021 - 09:48h - 2865
POLÍCIA CIVIL APONTA FRAUDE NO CONCURSO INTERNO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO AMAPÁ E INDICIA CANDIDATA POR ACESSO INDEVIDO AO GABARITO PRELIMINAR
Por: Assessoria de Comunicação PC-AP
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 6ª Delegacia de Polícia da capital, indiciou na manhã de hoje uma candidata ao cargo de Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá pelo crime previsto no artigo 311-A do Código Penal Brasileiro.

Segundo apontou as investigações, a candidata teve acesso indevido ao gabarito preliminar do concurso público antes da data prevista para a realização da prova objetiva, ocorrida no dia 27 de Junho de 2021.

Constatou-se ainda nas investigações que a candidata antecipou a resposta de duas questões que envolviam conhecimentos específicos e cálculo matemático a 05 (cinco) outros candidatos, minutos antes da abertura dos portões do local de aplicação da prova.

A Polícia Civil realizou a comparação do caderno de provas da candidata e o espelho de questões do certame, constatando que uma das questões antecipadas por ela e que envolvia cálculo matemático estava em branco.

O certame foi realizado no dia 27 de Junho de 2021 no campus da Universidade do Estado do Amapá – UEAP situado na região central de Macapá-AP.

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público – PRODEMAP do Ministério Público do Estado do Amapá, na pessoa do Promotor de Justiça Afonso Guimarães, auxiliou e acompanhou os trabalhos de investigação por parte da Polícia Civil.  

De acordo com o Delegado de Polícia Leandro Vieira Leite, que coordenou as investigações, “constatamos que uma das duas respostas antecipadas pela suspeita em frente a UEAP, minutos antes da abertura dos portões, envolvia um cálculo matemático extenso e não foi possível deduzi-lo de plano, a não ser que possuísse um conhecimento prévio do gabarito preliminar”.  

As testemunhas ouvidas pela Polícia Civil testificaram que as duas questões foram antecipadas a elas minutos antes da abertura dos portões.

O Inquérito Policial foi encaminhado ao Ministério Público.

IMAGENS RELACIONADAS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO AMAPÁ
Av. FAB, nº 84 - Central - Cep: 68900-073, Macapá - AP ( Setor de Secretarias )
delegaciageral@policiacivil.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá