quarta, 22 de junho de 2022 - 13:04h - 298
AÇÃO INTEGRADA DAS POLÍCIAS CIVIS DO AMAPÁ E DO CEARÁ RESULTA NA PRISÃO DE DUAS PESSOAS ENVOLVIDAS NA PRÁTICA DO “GOLPE DOS PRECATÓRIOS” E NA APREENSÃO DE DIVERSOS OBJETOS
Por: Assessoria de Comunicação PC-AP
Foto: Polícia Civil

Nessa quarta-feira, 22, a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER), deflagrou uma operação simultânea em Macapá e na cidade de Maracanaú, no estado do Ceará. A ação policial é oriunda de investigação acerca do “golpe dos precatórios”.
De acordo com a Delegada Áurea Uchôa, os criminosos entravam em contato com as vítimas se passando por servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e solicitavam o pagamento de taxas para a liberação de créditos de precatórios.
“A lista de precatórios é de dois mil credores. Esse grupo criminoso chegou a enviar mensagens para quase todas essas pessoas. Fizemos diversos alertas sobre o golpe e, em um segundo momento, os criminosos passaram a se identificar como sendo de um determinado escritório de advocacia e também solicitaram o pagamento de taxas para o recebimento dos precatórios. No Amapá, são cerca de 20 vítimas que, efetivamente, transferiram valores ao criminosos, os quais auferiram, no mínimo, R$ 150 mil. Cerca de 90% dessas mensagens foram enviadas através de números com o DDD 96”, explicou a Delegada.
Em Macapá, duas pessoas estão sendo investigadas até o momento. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em duas residências, sendo apreendidos 1 notebook, 6 celulares, 11 hds, 9 pen drives, 1 tablet e 2 talões de notas promissórias que somam mais de R$ 2 milhões.
Em Maracanaú/CE, Policiais Civis da DR-CCIBER, com o apoio de uma equipe da Polícia Civil do Ceará, prenderam duas pessoas através do cumprimento de mandado de prisão preventiva. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido, sendo apreendidos 1 notebook, 6 celulares, 4 pen drives e 15 chips.
A Delegada informou ainda que, cinco pessoas, de outros estados brasileiros, também estão sendo investigadas. Além disso, após as análises dos materiais apreendidos, é possível que sejam identificados outros envolvidos no golpe.

IMAGENS RELACIONADAS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL - Polícia Civil do Estado do Amapá
Av. Fab, nº 84 - Centro - Cep: 68900-000, Macapá - AP - (96) 2101-2800 - contato@policiacivil.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá