segunda, 27 de janeiro de 2020 - 08:49h - 808
SINESP EXIGE QUE O USUÁRIO DO PPE REALIZE A SUA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL
Por: Assessoria de Comunicação

Nesse mês de janeiro de 2020, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP) precisou passar por uma atualização de segurança e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/18). Por esse motivo, os usuários já cadastrados no módulo dos Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) precisarão fazer uma atualização cadastral, anexando a documentação exigida e preenchendo os campos que  passaram a ser obrigatórios, inclusive, a fotografia.

Os dados, a fotografia e os documentos informados na atualização cadastral, serão utilizados nas identidades funcionais (física e digital) de todos os servidores da Polícia Civil do Estado do Amapá, que serão padronizadas e emitidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além disso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) estará validando como "serviço balcão" toda essa documentação, para que os policiais civis possam ter assinaturas digitais em documentos gerados pelos módulos do SINESP, como o PPE, com validade jurídica e lastro documental, de forma que possa ser aceita pelo sistema judiciário.

Para realizar o recadastramento, basta acessar a página do SINESP https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/login.jsf, fazer login e acessar o “Minha Conta”. Em seguida, selecione “Editar Dados Cadastrais” e siga os comandos exigidos.

Todas as informações fornecidas são essenciais e obrigatórias, por isso, devem ser preenchidas corretamente, veja:

1) Inclusão de Fotografia: deve ser no tamanho 3x4, de rosto, colorida, nítida, recente (menos de cinco anos de emissão), com fundo branco, nos padrões oficiais do documento de identificação.

Poderá ser utilizada a mesma foto da atual carteira funcional. Nesse caso, o servidor pode entrar em contato com a Unidade de Informática e solicitar a imagem.

A fotografia deverá ser anexada e não será aceita a foto da foto. Caso a fotografia esteja fora do padrão, o recadastramento não será aprovado.

Além de ser utilizada pelo SINESP, essa foto também será utilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na confecção da identidade funcional padronizada;

2) Preencher o campo INSTITUIÇÃO DE ORIGEM como: POLÍCIA CIVIL DO AMAPÁ – PC – AP;

Essa informação é de extrema importância, pois é a partir deste campo que o sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública irá retirar os dados necessários para a impressão da identidade funcional padronizada;

3) Marcar a LOTAÇÃO como sendo o local onde, efetivamente, o usuário está trabalhando, ou seja, pode ser uma delegacia de polícia ou uma unidade administrativa, como departamento, diretoria, coordenação, etc., mesmo que seja de outro órgão ao qual o servidor encontra-se a disposição;

4) Todos os documentos obrigatórios deverão estar em condições de leitura, ou seja, nítidos e coloridos;

5) O comprovante de endereço deve estar atualizado (menos de 6 meses) e deve ser o mesmo endereço que o preenchido no formulário, não precisando, necessariamente, estar no nome do usuário;

6) O campo FILIAÇÃO deve ser preenchido de forma idêntica a que consta na carteira de identidade (RG);

Em caso de dúvidas ou mais orientações procurar a Unidade de Informática na Delegacia Geral de Polícia Civil.

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