terça, 18 de fevereiro de 2020 - 14:00h - 2302
POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA A OPERAÇÃO SINAL BLOQUEADO COM O OBJETIVO DE COMBATER A PRÁTICA DE FURTOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DENOMINADOS “CHAPOLINS”
Por: Assessoria de Comunicação
Foto: Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira, 18, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 6ª Delegacia de Polícia da capital, deflagrou a denominada ‘Operação Sinal Bloqueado’.

A ação policial teve como objetivo cumprir 04 (quatro) Mandados de Busca e Apreensão e 02 (dois) Mandados de Prisão Preventiva expedidos pela 3ª Vara Criminal da comarca de Macapá contra um grupo criminoso suspeito de aplicar o denominado golpe do “Chapolin”.

O golpe consiste em utilizar um dispositivo eletrônico que inibe o sinal enviado pelos controles remotos dos carros, fazendo com que as portas dos veículos não travem e o alarme não seja acionado, favorecendo o furto de objetos do interior do veículo pelo grupo criminoso.

O dispositivo “chapolin” é um equipamento semelhante a um controle remoto, que inibe o sinal eletromagnético do alarme e impede que o veículo seja trancado. Alguns modelos conseguem, inclusive, copiar o código de segurança da chave.

A ação delitiva se inicia quando o proprietário se afasta do seu veículo e os criminosos entram rapidamente no carro e levam o que estiver dentro dele. Mochila, tablet, notebook e celular estão entre os itens mais cobiçados pelos infratores. Alguns objetos que reputa-se serem oriundos de furto de veículos foram apreendidos nas residências dos investigados.

A operação policial foi coordenada pela 6ª Delegacia de Polícia da capital e contou com o apoio da 2ª, 5ª e 7ª Delegacias de Polícia da capital.

Ao todo foram destacados para a missão 18 (dezoito) policiais civis, sendo 03 (três) Delegados e 15 (quinze) Agentes de Polícia.

Segundo o Delegado de Polícia Leandro Vieira Leite, que coordenou a operação, “o trabalho de investigação se iniciou em Novembro de 2019 e logrou êxito em identificar os suspeitos que utilizavam bonés para evitar a identificação por parte de circuitos externos de filmagens”.

Dois suspeitos de praticar o crime tiveram a prisão preventiva decretada e até o momento não foram encontrados.

Em observância à Lei Federal nº 13.689 de 05 de Setembro de 2019 (Lei de Abuso de Autoridade) a Polícia Civil não divulgará o nome das pessoas investigadas/presas preventivamente.

ORIENTAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL.

1) Recomenda-se aos motoristas e passageiros que ao saírem de seus automóveis, certifiquem-se de que as portas foram travadas, puxando manualmente as fechaduras, sobretudo em estacionamentos abertos ao público, como mercados e farmácias, locais onde esse tipo de crime é frequentemente praticado.

2) Criminosos costumam escolher veículos onde podem furtar algum item de valor. Portanto, não deixe mochilas ou objetos como eletrônicos dentro do carro ou de forma visível.

3) Fique atento se o alarme realmente emitiu som. Quando o dispositivo “Chapolin” é utilizado, as portas não irão travar e não emitirá som.

IMAGENS RELACIONADAS
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL - Polícia Civil do Estado do Amapá
Av. Fab, nº 84 - Centro - Cep: 68900-000, Macapá - AP - (96) 2101-2800 - contato@policiacivil.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá