sexta, 20 de dezembro de 2019 - 20:33h - 2529
"OPERAÇÃO REVERSO" É FINALIZADA COM 945 PRISÕES NOS SETE ESTADOS DA REGIÃO NORTE
Por: Assessoria de Comunicação
Foto: Polícia Civil

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Estado do Amapá, juntamente com todas as Polícias Civis dos Estados da região norte, deflagrou a "Operação Reverso", com o objetivo de cumprir 1000 mandados de prisões cautelares e definitivas, bem como mandados de busca e apreensão domiciliar. A operação, que contou com 1016 policiais civis, foi encerrada às 16h e resultou em 945 prisões pelos mais diversos crimes.

No Estado do Amapá, foram realizadas 65 prisões em Macapá e em 12 municípios. Entre as prisões, destaca-se cinco pessoas, que integravam uma organização criminosa, investigadas pela Delegacia de Crimes Contra o Consumidor por aplicar golpes que envolviam a venda de consórcios falsamente comtemplados. Esses estelionatários vieram da cidade de Sobral, no Ceará e fizeram várias vítimas aqui no Estado.

A força-tarefa realizada na região norte, surgiu diante o fato de que, todos os fins de ano, à grande parte da população carcerária é concedida a saída temporária, a fim de que possam passar o natal e o réveillon com seus familiares, em conformidade com o que preceitua o art. 122 da Lei de Execuções Penais. Além disso, a Constituição Federal, em seu art. 84, inciso XII, autoriza o Presidente da República a conceder, via decreto presidencial, o indulto natalino coletivo aos detentos condenados pela prática de determinados crimes, onde, nesse caso, suas penas são extintas, alcançando assim, a liberdade.

A fim de evitar que essas liberdades concedidas aos detentos possam influenciar no aumento da criminalidade, todas as Polícias Civis da Região Norte, de forma estratégica, integrada e simultânea, deflagraram essa ação policial regionalizada.

Toda a "Operação Reverso" foi coordenada pela Polícia Civil do Estado do Amapá, uma vez que em 21 de dezembro de 2018 essa operação foi realizada no Amapá e prendeu 166 pessoas. Diante do resultado exitoso, o Delegado Geral Uberlândio Gomes apresentou a proposta aos demais Delegados Gerais da região norte, a qual foi aceita por todos.

O nome da operação surgiu diante o contexto do caminho reverso, ou seja, enquanto vários presos são colocados em liberdade, outros tantos serão encarcerados.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL - Polícia Civil do Estado do Amapá
Av. Fab, nº 84 - Centro - Cep: 68900-000, Macapá - AP - (96) 2101-2800 - contato@policiacivil.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá