segunda, 15 de junho de 2020 - 18:31h - 3408
POLÍCIA CIVIL REGULAMENTA A REALIZAÇÃO DOS ATOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS POLICIAIS POR MEIO DE GRAVAÇÃO AUDIOVISUAL OU VIDEOCONFERÊNCIA E LANÇA DESAFIO AOS DELEGADOS
Por: Assessoria de Comunicação
Foto: Polícia Civil

Em meio às exigências e necessidade de adaptações decorrentes da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Portaria nº 172/2020 – DGPC, regulamentou a realização de quaisquer atos nos autos de Inquérito Policial, Termo Circunstanciado de Ocorrência ou qualquer outro procedimento policial previsto em lei, por meio de gravação audiovisual ou videoconferência.

A utilização dos meios tecnológicos poderá ser adotada pelos Delegados de Polícia para a colheita de provas, tais como oitivas de vítimas, testemunhas, condutores, investigados, suspeitos, indiciados; acareação; reconhecimento fotográfico; reconhecimento audiovisual; e todos os demais atos que sejam compatíveis com a tecnologia.

É importante destacar que serão observadas todas as cautelas legais como a intimação das partes do ato procedimental virtual, a participação de advogado ou defensor público, ciência dos direitos e obrigações constitucionais e legais dos inquiridos, identificação do responsável pelo interrogatório, entre outros.

“A possibilidade de realização dos atos inerentes aos procedimentos policiais por meio de gravação audiovisual ou videoconferência é uma inovação oportuna que veio pra ficar. Agora, com exceção da portaria e do relatório final de inquérito policial (que deverão ser escritos), todos os outros atos poderão ser realizados pelo meio tecnológico disponível. Além disso, é mais uma forma de agilidade nos procedimentos, otimização do trabalho policial e segurança à saúde dos policiais civis e das partes envolvidas”, destacou o Delegado-Geral Uberlândio Gomes acerca da inovação tecnológica.

O Delegado-Geral ressaltou ainda que já existe previsão legal da oitiva por videoconferência no Código de Processo Penal e que todos os Delegados, Agentes e Oficiais de Polícia serão orientados pela Unidade de Informática sobre a utilização das plataformas virtuais. Por fim, aproveitou a oportunidade e lançou um desafio aos Delegados de Polícia.

“A Delegacia Geral de Polícia Civil homenageará o primeiro Delegado que iniciar e concluir um inquérito policial totalmente virtual. Esse feito será registrado nos anais da Polícia Civil do Estado do Amapá”, finalizou Gomes.

A Polícia Civil do Estado do Amapá é uma das pioneiras no Brasil a realizar os procedimentos policiais com esse tipo de tecnologia no combate ao crime e em favor da sociedade.

 

Acompanhe abaixo o passo a passo para instalar o aplicativo em seu aparelho celular:

 

1) Para a oitiva em videoconferência baixe o aplicativo CISCO WEBEX nas plataformas IOS ou Android nos links abaixo:

Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cisco.webex.meetings

IOS:

https://apps.apple.com/br/app/cisco-webex-meetings/id298844386

 

2) Posteriormente clique no link abaixo:

https://meetingsamer17.webex.com/meet/gestaopcap

 

3) Clique no ícone que representa a “câmera” e no ícone que representa o “áudio” para habilitar.

 

4) O/A Delegado(a) de Polícia irá te atender no horário marcado.

 

Caso tenha dificuldades para instalar o aplicativo, acesse nosso manual no link a seguir: https://bit.ly/3d4CV9C

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO AMAPÁ
Av. FAB, nº 84 - Central - Cep: 68900-073, Macapá - AP ( Setor de Secretarias )
delegaciageral@policiacivil.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá