quinta, 18 de junho de 2020 - 17:18h - 2545
DELEGADO-GERAL PARTICIPA DE ENCONTRO VIRTUAL PARA O DEBATE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO AMAPÁ NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19.
Por: Assessoria de Comunicação

Nesta quarta-feira, 17, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado do Amapá, Uberlândio Gomes, participou de um encontro virtual promovido Frente Parlamentar de pela Prevenção da Violência Contra a Mulher e Redução do Feminicídio da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá. Na oportunidade, que contou com a participação deputadas Cristina Almeida, Aldilene Souza, Edna Auzier, Telma Gurgel e Telma Nery; do Desembargador Carmo Antônio, coordenador estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amapá; da Juíza Michelle Costa Farias da titular da Vara do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santana; foram apresentadas e debatidas as atividades desenvolvidas pela rede de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica no Amapá, no período de pandemia da Covid-19.

O Delegado-Geral apresentou os números referentes aos registros de boletins de ocorrências e medidas de enfrentamento à violência doméstica que a Polícia Civil tem disponibilizado às vítimas.

Do mês de Janeiro ao mês de Maio desse ano, houve uma redução de 36% nos registro de boletins de ocorrência, comparado com o mesmo período do ano passado. No período referente à pandemia (20 de março a 28 de maio / 2020), a redução foi ainda maior, chegando à média de 52% no número de casos de violência.

“Registramos uma incidência maior de redução no período da pandemia, fato este corroborado pelos representantes do Poder Judiciário que participaram do encontro, quando afirmaram que houve redução nos processos que apuram crimes de violência doméstica bem como de requerimentos de medidas protetivas de urgência”, destacou o Delegado-Geral.

Além disso, o Delegado-Geral destacou as opções disponíveis que as vítimas de violência doméstica possuem para acionar a Polícia Judiciária.

“Com o período de pandemia e a necessidade de isolamento, ampliamos o rol de crimes que podem ser registrados pela Delegacia Virtual, sendo a violência doméstica um deles. De forma virtual, as vítimas também podem requerer medidas protetivas de urgência. Há, ainda, a possibilidade do Delegado(a) realizar a oitiva da vítima por videoconferência. E o número 181 para denúncias. Estamos atentos e não deixaremos que essas vítimas deixem de ser acolhidas e defendidas”, finalizou Gomes.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO AMAPÁ
Av. FAB, nº 84 - Central - Cep: 68900-073, Macapá - AP ( Setor de Secretarias )
delegaciageral@policiacivil.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá