quarta, 11 de março de 2020 - 11:18h - 2993
POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA A OPERAÇÃO ‘PERFIL FALSO’ EM MACAPÁ

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Polícia Civil do Amapá, por meio da 6ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, deflagrou a denominada Operação Perfil Falso.
Ao todo foram cumpridos 02 (dois) mandados de busca e apreensão e 01 (um) mandado de prisão preventiva expedidos pela 4ª Vara Criminal da comarca de Macapá.
De acordo com o Delegado Leandro Vieira Leite, o objetivo da operação foi desarticular a ação criminosa que criava perfis falsos em plataformas de relacionamentos sociais e aplicativos amorosos com o intuito de enganar pessoas e obter vantagem econômica.
Durante as buscas nos endereços autorizados pelo mandado de busca e apreensão, aparelhos celulares foram apreendidos e serão encaminhados à perícia.
A suspeita da prática do crime foi presa preventivamente e encaminhada ao Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá – IAPEN.
A participação de outras pessoas no crime é investigada.

ENTENDA O CASO:

As investigações se iniciaram no mês de Janeiro de 2020 quando diversas vítimas registraram ocorrências policiais de estelionato praticado por uma pessoa que se valia de um perfil falso cadastrado no aplicativo de relacionamento Tinder, com o objetivo de obter vantagem financeira.
Os perfis falsos investigados dispunham de fotos de pessoas do sexo masculino, bem sucedidas, geralmente residentes na região sul do Brasil e que, ficticiamente, haviam se mudado para Macapá.
Foi constatado que os perfis falsos tinham como único objetivo envolver mulheres que acessavam a plataforma de relacionamento e posteriormente solicitar auxílio financeiro, amparado em uma história fictícia.
Segundo o Delegado de Polícia Civil Leandro Vieira Leite, que coordenou as investigações, “a pessoa que se valia do perfil falso afirmava ser piloto da Força Aérea Brasileira, Agente da Polícia Federal, médico, dentre outras profissões, e enviava às vítimas várias fotos e vídeos extraídos de outros perfis verdadeiros com o intuito de convencê-la de que o perfil seria real”.
As investigações apontaram como principal suspeita uma mulher de 25 anos de idade.
Circuitos de imagens obtidas pela investigação captaram o momento em que a suspeita se dirige a uma repartição pública segurando um buquê de flores. Ela adentra no prédio e entrega as rosas a uma vítima, utilizando a história fictícia que a pessoa do ‘perfil falso’ havia enviado esse presente a ela.
“Nesse tipo de esquema, o golpista seduz e constrói uma relação amorosa com a vítima, geralmente mulher, através de um perfil falso. Os criminosos, após estabelecerem uma relação de confiança, alegam que estão com dificuldades financeiras e pedem uma determinada quantia em dinheiro. Após receberem, desaparecem”, pontuou Leandro Leite.

ORIENTAÇÕES PARA NÃO CAIR NO GOLPE:

Essa modalidade delitiva, também conhecida como ‘estelionato amoroso’ ou ‘golpe do amor’ ou ‘scammers’, o criminoso busca por algum retorno específico, seja informações pessoais ou bancárias, dinheiro, senhas ou algum item de valor.
Eles geralmente agem se aproximando da vítima e estabelecendo uma relação de confiança, podendo se apresentar como empresa, instituição ou mesmo como um pretendente.
É importante que as pessoas tomem cuidado com a aproximação de pessoas desconhecidas na internet, principalmente em relação àqueles que pedem por algum auxílio financeiro e que solicita o envio de fotos íntimas. Elas podem ser usadas para chantagem, numa prática conhecida como ‘sextorsão’.
Como denunciar os perfis falsos:
É importante que as vítimas de golpes online se dirija até uma Delegacia de Polícia e registrem o Boletim de Ocorrência para que as investigações policiais possam se iniciar.
Os aplicativos Tinder e Instagram possuem Central de Privacidade e Segurança, responsável por verificar denúncias de violação dos Termos de Uso na plataforma.
A denúncia pode ser feita pelo computador ou pelo aplicativo de celular.