quinta, 11 de julho de 2019 - 16:54h - 4675
POLÍCIA CIVIL PRENDE MAIS UM HOMEM COM ARMA E MUNIÇÕES EM VITÓRIA DO JARI
Em dois dias seguidos, foi a segunda prisão pela prática do mesmo crime.
Foto: Polícia Civil do Amapá
Equipe de policiais da DP Vitória do Jari.

Na manhã desta quarta-feira, 10, a Polícia Civil do Amapá, através da Delegacia de Polícia Civil de Vitória do Jari, prendeu um homem pela prática do crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido.

O agente de polícia Adelson Gomes e o oficial de polícia Flávio Muinhos identificaram que uma pessoa estava portando arma de fogo em situação irregular. Imediatamente, os policiais civis acompanhados do delegado de polícia Carlos Alberto se deslocaram até a residência do suspeito e o indagaram se possuía arma de fogo. Espontaneamente, o suspeito exibiu uma arma de fogo calibre 32, com aproximadamente 20 munições, entre elas intactas e deflagradas, duas tonfas, uma balaclava, um cinto tático e dois coldres, e afirmou que não possuía autorização legal ou regulamentar para posse ou porte de arma de fogo.

Foi dada voz de prisão ao suspeito e foi encaminhado até a delegacia para a lavratura do auto de prisão em flagrante.

Durante o seu interrogatório, o suspeito informou que trabalha como segurança e adquiriu a arma de fogo e seus acessórios para exercer esse ofício, e, devido aos seus escassos recursos não conseguiu regularizar a posse ou porte da arma.

O delegado, ao final do procedimento, entendeu ser caso de prisão em flagrante e determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante com a tipificação do crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido.

Como o suspeito colaborou com as investigações, não havia contra ele mandado de prisão em aberto, em virtude de sua baixa condição econômica, e em consideração as demais circunstâncias pessoas, foi arbitrada fiança no valor mínimo previsto em Lei, e sob pena de quebramento da fiança se comprometeu a não mudar de residência ou ausentar-se por mais de 8 (oito) dias de sua residência sem prévia comunicação, e liberado para responder em liberdade.

“É o segundo cidadão preso só essa semana por ter a posse de arma de fogo e munição sem a devida autorização legal ou regulamentar. Caso proprietários possuam em suas casas ou locais de trabalho arma de fogo, têm a obrigação de fazer o devido registro junto à Polícia Federal (PF); no caso de porte é necessário requisitá-lo acompanhado de uma documentação específica, também obtida na PF, sob pena, em qualquer dos dois casos, incorrer em crime do Estatuto do Desarmamento”, destacou o delegado.

Os moradores de Vitória do Jari podem contar com o “Disque Denúncia”, através do telefone (96) 99154-4989, em que o anonimato é garantido ao denunciante. Pelo aplicativo “Whatsapp” é permitido ainda encaminhar fotos e vídeos.