sábado, 21 de março de 2020 - 11:24h - 3138
POLÍCIA CIVIL PRENDE 16 PESSOAS POR EXTRAÇÃO ILEGAL DE OURO DURANTE A OPERAÇÃO 'OURO DE TOLOS' EM TARTARUGALZINHO

Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil do estado do Amapá, por meio da Delegacia de Polícia de Tartarugalzinho, realizou a operação 'Ouro de Tolos' e identificou a presença de três garimpos ilegais em pleno funcionamento, próximo ao centro da cidade e às margens da BR-156.
Durante as abordagens, nos três garimpos foi identificada degradação ambiental e extração ilegal de ouro. Além disso, bombas d'água, mangueiras, picaretas, pás e diversos apetrechos para a prática ilegal foram apreendidos. Ao todo, 16 pessoas foram conduzidas à Delegacia.
De acordo com o Delegado Carlos Alberto, que assumiu a pouco tempo a titularidade da Delegacia, após a oitiva dos investigados, foi identificado que nenhum deles eram os proprietários do garimpo ou mandantes, sendo meros instrumentos do crime. Todos responderão pela extração ilegal de recursos minerais. Quinze deles responderão em liberdade e o outro envolvido, que já tinha mandado de prisão em aberto por furto qualificado, teve mantida a sua prisão.
"É comum a extração ilegal de ouro a céu aberto e a vista de todos neste município. A extração do mineral sem fiscalização degrada o meio ambiente, causando prejuízos irreparáveis, desmatamento e desestruturando o ecossistema. A Polícia Civil já está coibindo essa prática", destacou o Delegado