terça, 21 de junho de 2022 - 18:39h - 1245
Amapá conquista 1º lugar em Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária
Um dos destaques foi a busca ativa pelos segurados - inclusive em áreas indígenas - para atualizar dados do Censo Previdenciário 2021, durante a pandemia.
Por: Luana Braga
Foto: Luana Braga
O prêmio está na quarta edição e é organizado pela Associação Nacional de Entidades Previdenciárias.

O Amapá conquistou um reconhecimento até então inédito para o estado: o 1º lugar no Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária. Um dos pontos que proporcionou a conquista foi a estratégia da Amapá Previdência (Amprev) de ir até as casas dos segurados - inclusive em áreas indígenas - para atualizar dados do Censo Previdenciário 2021.

O Prêmio está na quarta edição e é organizado pela Associação Nacional de Entidades Previdenciárias de Estados e Municípios (Aneprem). O resultado foi publicado em 17 de junho, no site oficial da entidade, reconhecida pela valorização das boas práticas de gestão previdenciária no Brasil.

A Amapá Previdência (Amprev) concorreu à premiação na categoria Segurados, apresentando o Programa Previdência Sem Fronteiras.

O destaque foi a estratégia de Busca Ativa do Censo Previdenciário 2021. Em plena pandemia, as equipes da Amprev foram até as casas dos segurados que não realizaram sua prova de vida e atualização cadastral dentro do prazo estabelecido. Até então, este processo era realizado apenas de forma virtual. 

Para alcançar esses beneficiários, um mapeamento a identificou 518 pessoas que não haviam feito a atualização cadastral, inclusive 16 indígenas da etnia Wajãpi, que residem em uma área remota no município de Pedra Branca do Amapari, a cerca de 310 km da capital, Macapá.

Transformação  

A Busca Ativa foi parte da transformação da entidade previdenciária a partir da necessidade de repensar as formas de promover o bem-estar aos seus segurados para minimizar o impacto causado pela pandemia de covid-19. 

Segundo o diretor-presidente da Amprev, Rubens Souza, a situação de calamidade sanitária foi determinante para que a instituição previdenciária viesse a se reestruturar, promovendo novas formas de aproximação e tratamento com seus segurados.

“Com a busca ativa, a instituição passou a conhecer seus segurados, suas famílias, a realidade em que estão inseridos, buscando ofertar nova forma de relação”, ressalta Souza.  

Com a iniciativa, a instituição buscou resgatar os segurados aproximando-os das ações que a Instituição estava desenvolvendo para assegurar o cumprimento legal do recadastramento dos inativos durante o Censo Previdenciário 2021. 
 
Reconhecimento

A visão inovadora foi determinante pelo olhar humanizado que a gestão da Amapá Previdência busca implementar em suas boas práticas.  Além de ter conquistado a primeira colocação na categoria segurados, a Amprev foi a instituição previdenciária que mais pontuou em todo o certame, atingindo 65 pontos.

O Amapá é o único Estado da região norte que se fez representado no ranking de classificação. 

Confira a divulgação do resultado final clicando aqui.

Assista o vídeo institucional do Programa Previdência Sem Fronteiras aqui.

O Programa Previdência sem Fronteiras, do Governo do Amapá, conta com apoio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Distrito Sanitário Especial Indígena- Amapá e Norte do Pará (Dsei).
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá