sexta, 24 de junho de 2022 - 15:33h - 1132
Em Tour de Negócios, Governo apresenta concessionária de manejo florestal sustentável à comunidade
Visitas monitoradas fazem parte do Junho Verde 2022, que tem como tema “O Meio Ambiente e as Políticas Ambientais gerando negócios no Amapá”.
Por: Sávio Almeida
Foto: Marcelo Loureiro
Concessionária emprega diretamente 300 funcionários e tem expectativa de gerar até 800 postos de trabalho nos próximos anos

O Governo do Amapá promoveu, de 20 a 23 de junho, um Tour de Negócios para aproximar a sociedade amapaense do trabalho realizado pela empresa TW Forest, no município de Mazagão - o empreendimento é o primeiro do estado a receber  a concessão para o manejo florestal sustentável de madeira nativa. O evento faz parte do Junho Verde 2022, que tem como tema “O Meio Ambiente e as Políticas Ambientais gerando negócios no Amapá”.

O Tour de Negócios incluiu uma visita orientada que permitiu aos participantes conhecerem e vivenciarem o cotidiano da TW Forest, assim como os processos, produtos e serviços desenvolvidos pelo empreendimento. Participaram da ação acadêmicos de Ciências Ambientais e Engenharia Ambiental, servidores da Sema e do Instituto Municipal de Meio Ambiente de Mazagão (Immam), conselheiros Estaduais de Meio Ambiente e a comunidade local.

Os visitantes puderam conhecer as instalações da empresa, iniciando pelo porto onde chegam as toras de madeira, passando pelo processo e técnicas de beneficiamento da madeira até o empacotamento do produto final para a exportação. 

O extensionista social da Sema, Marcelo Pinho, detalha que a atividade está totalmente ligada à proposta do Junho Verde 2022.

"Nesta edição, são apresentadas à população as ideias, experiência e pesquisas já adotadas por comunidades, empreendimentos individuais e empresas públicas e privadas, que visam o desenvolvimento social e econômico do Estado. A visita orientada é justamente para aproximar a sociedade à empresa", reforçou Pinho.

Nova Economia

O encarregado de certificação da TW Forest, Romerson Dias, esclarece que a concessionária é uma empresa brasileira que industrializa madeira nativa proveniente do manejo florestal sustentável, utilizando-se de todas as práticas que promovam a conservação da floresta. Ele destacou, ainda, que o empreendimento emprega diretamente 300 funcionários, com a expectativa de gerar até 800 postos de trabalho nos próximos anos.

As atividades da empresa estão alinhadas à Nova Economia do Amapá - um modelo de desenvolvimento que incentiva a geração de empregos e, ao mesmo tempo, respeita o meio ambiente. 

“De todos esses empregos gerados dentro na nossa empresa, cerca de 95% é para a comunidade local de Mazagão. Hoje, nós conseguimos gerar renda, desenvolvimento e postos de trabalho para o desenvolvimento do município e do nosso estado”, ressaltou Romerson.

O acadêmico de Engenharia Florestal, Arthur Bezerra, fala da oportunidade de conhecer a concessionária e poder vivenciar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. Ele destaca também a potencialidade do estado com o manejo florestal sustentável para movimentar a economia local.

“Fiquei impressionado com a apresentação das técnicas. É um trabalho muito bem feito, tanto do beneficiamento da madeira, como o de preservação da natureza. Ver esse tipo de trabalho me inspirou muito, pois consegui ver como realmente deve ser feito o manejo florestal sustentável”, afirmou Arthur Bezerra.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá