terça, 28 de setembro de 2021 - 17:10h - 13847
Amapá é destaque nacional com maior número de projetos com apoio do Calha Norte
Ao todo, são 50 obras em execução ou executadas no estado por meio de convênios com o programa.
Por: Jamylle Nogueira

O Amapá é destaque nacional por ter, entre os estados brasileiros, o maior número de projetos executados com apoio do Programa Federal Calha Norte. Atualmente, são 50 obras executadas no estado através de convênios com o programa.

O assunto foi abordado em um workshop realizado pela equipe técnica federal nesta segunda-feira, 27, para orientar secretários estaduais e prefeitos sobre a liberação dos convênios do Calha Norte.

O diretor do programa, general Ubiratan Poty, reconheceu o esforço conjunto do Estado para a captação de recursos que permitem o andamento de diversas obras.

“O Amapá tem destaque positivo no Calha Norte, então é importante que eventos como esse sejam realizados para que os gestores obtenham ainda mais informações sobre captação e administração de recursos, pois isso contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, afirma o general.

O governador, Waldez Góes, destacou que o programa traz ganhos diretos para a população, pois quanto mais recursos são liberados, maior é a capacidade de entregar obras e serviços para a população.

“Os investimentos são captados graças ao esforço do Estado, junto a bancada federal, sob a liderança do senador Davi Alcolumbre. Ter o Amapá como destaque traz uma grande responsabilidade e é justamente por isso que esse workshop sobre o melhor aproveitamento dos investimentos se faz tão necessário”, destaca o governador.

A programação segue com uma agenda extensa até o sexta-feira, 1, quando, além da capacitação de recursos, os gestores públicos participarão das vistorias técnicas em todas as obras que possuem convênios do calha norte.

Calha Norte

O programa foi criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o programa Calha Norte (PCN) executa projetos para garantir o desenvolvimento sustentável de comunidades isoladas e a soberania nacional.

Entre os vários projetos aprovados do Governo do Amapá pelo programa estão a Casa do Pescador, na Ilha de Santana, e construção de passarelas de concreto e madeira de lei no município de Santana; pavimentação em bloquetes na comunidade de Livramento, no município de Cutias do Aragauari; Centro Comunitário do Carnot, no município de Calçoene; creche no município de Itaubal do Piririm; praça do município de Amapá; aquisição de veículo para a coleta e compactação de lixo para atender ao município de Pracuúba e outras obras em andamento ou já inauguradas pelo Estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International