sexta, 29 de abril de 2022 - 18:43h - 2760
Estado Forte, Povo Seguro: Waldez convoca mais 150 aprovados no concurso do Iapen
Ampliação faz parte da estratégia de reestruturação do Sistema penitenciário, que inclui investimentos em obras e valorização do servidor.
Por: Anne Santos
Foto: Marcelo Loureiro
Convocaçaõ foi antecipada para esta sexta-feira, 29, após reuniao entre Waldez e equipe de governo.

Como parte do programa Estado Forte, Povo Seguro, o governador do Amapá, Waldez Góes, antecipou para esta sexta-feira, 29, a convocação de mais 150 candidatos aprovados no concurso do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O ato faz parte da reestruturação do Setor Penitenciário que inclui a construção de novas estruturas, como a Penitenciária de Segurança Máxima, investimentos em equipamentos e valorização do servidor público.

Para saber o local e data de apresentação, o candidato deve consultar o edital de convocação que já está disponível. Esta etapa consiste no exame de aptidão física e é de caráter eliminatório. Os novos servidores serão preparados para atuar nas unidades penitenciárias, entre elas a Penitenciária de Segurança Máxima.

Para Góes, todo o projeto de reestruturação do sistema prisional, aliado às políticas de ressocialização, colocarão, nos próximos anos, o Amapá em posição de destaque nacional.

“Convocamos mais 150 servidores para ainda este ano servir a sociedade amapaense, integrado esse projeto de reestruturação de todo o sistema penitenciário do estado do amapá. Estamos construindo novas infraestruturas, investindo em tecnologia, equipamentos e materiais de proteção individual e de valorização profissional. Com todo esse trabalho, seremos no futuro um dos melhores sistemas do país, sobretudo na política de ressocialização”, afirmou Góes.

Ressocialização

Entre essas políticas, há a parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) para inclusão social e ressocialização por meio do trabalho de reeducandos na construção de rodovias estaduais, prédios públicos e áreas institucionais.  Atualmente, dos 700 que tem esse direito, 250 estão atuando nesta estratégia. 

Outra parceria é por meio do Escritório Social do Amapá do TJAP; Iapen e Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejuv), para garantir a inclusão de jovens egressos e pré-egressos do instituto no Programa Amapá Jovem. 

O governo também lançou o plano Estadual de Educação para pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema para oferecer formação básica como ferramenta para reconstrução da cidadania e integração na sociedade.

Investimentos

Já são mais de 290 milhões em investimentos para o setor da segurança pública, resultado da parceria entre a Bancada Federal e o Governo do Estado. Entre as entregas, estão obras estratégicas, mais de 300 viaturas, armamentos, sistemas de rádio e comunicação e outras ações.

Somente no sistema penitenciário, o governador realizou concurso para o Iapen, aquisição de equipamentos, viaturas, tecnologias como o sistema de radiocomunicação, scanners corporais (Body Scan) foram instalados. Também investiu na valorização do servidor com formação como a capacitação para Monitoramento Eletrônico, pagamento do auxílio de fardamento e a incorporação da Gratificação de Plantão (GPlan), nos vencimentos de servidores do Grupo Penitenciário.

Além disso, na quinta-feira, 28, o governador autorizou a publicação do edital do concurso para soldado combatente da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá